quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Viva Caicó!

Caicó é uma cidadezinha muito acolhedora, do interior do Rio Grande do Norte. Inúmeras famílias descendem dessa terra maravilhosa e abençoada, capital do Seridó. Conhecida por sua culinária regional típica, abençoada pela carne de sol, queijo de manteiga, sequilhos, raiva, dentre outras verdadeiras delícias. O povo caicoense é hospitaleiro e acolhe a todos que vêm usufruir do inconfundível calor que aqui impera, mas isso ainda não é o melhor da nossa terra. Bom mesmo é a farra que só o povo caicoense sabe fazer, com todo respeito.

Os maiores cenários festivos da cidade são o carnaval e a festa de Sant’ana, que acontece todo ano no mês de julho, com direito a novenas todas as noites, procissões de abertura e encerramento, jantar de Sant’ana e ainda festas e mais festas, tanto na ilha quanto no clube. Há também um grande acontecimento, que para muitos é o melhor, a feirinha de Sant’ana realizada na tarde da quinta-feira da segunda semana de festa. Há diversão para todas as faixas etárias, crianças no parque, adolescentes nos shows, adultos na festa do ex aluno diocesano e ainda idosos no jantar e nas pracinhas.

As festas de clube geralmente acontecem na segunda semana de festa, da quinta ao sábado, mas engana-se quem pensa que só tem farra à noite! De tarde, os restaurantes “Chalé” e “Armazém bar” são alvos dos “bixinhos” e” bixinhas” que vêm desfrutar da festa de Sant’ana. A rua fica lotada, principalmente nas esquinas do Chalé, cada grupo de amigos liga seu paredão com um show de aviões do forró ou garota safada mais atualizado e começa a diversão.

Vê-se bixinhas todas arrumadíssimas com seus cabelos lisos impecáveis, óculos enormes com astes diferenciadas e lentes degradées, bochechas rosadas e cílios alongados, pulseiras e relógios no mesmo braço, blusinhas regatas compridas com um cinto por cima ou colar de pérolas dado um nó e shortinhos curtos ou folgadinhos com pontas desfiadas ou ainda shorts altos que batem na cintura. Moda é moda. E pra completar tem que ter o famoso salto plataforma, bixinha que é bixinha só sai de salto.

Cada qual com seu copo na mão, os das bixinhas são sempre coloridos e quanto mais “cheguei”, melhor. Elas preferem beber ICE ou vodka, mas há ainda as que adoram cerveja no calor da tarde. Os bixinhos bebem whisky ou cerveja, sem exceção. Vestidos em suas pólos com um cavalo bordado do lado ou camisas com os dizeres “A & F” ou ainda “ABERCROMBIE” em letras garrafais, os mais ousados usam ainda cintos ensacando a parte da frente da camisa e abusam de chinelos de couro no estilo “Frei Damião”.

Sempre há aquele bombado que faz questão de exibir seus músculos com uma camisa regata bem justa mas, escutem bem, homens, JAMAIS usem camisa regata, por mais bixinho ou estiloso que vc seja, uma regata destrói o visual e dá um ar de cafuçú que vcs não tem a mínima noção. Quando um cara é forte, qualquer camisa mais justa que ele use deixa isso em evidencia, e é muito mais bonito, estiloso e elegante do que uma REGATA. Vai por mim!!

Pra terminar, a turma toda vai ao show de forró que acontece à noite, na ASSEC, AABB ou Iate, onde o ponto alto é a festa da juventude com Aviões do forró, e os casais ou a turma mais velha prefere ir ao tradicional Baile dos coroas, que também não deixa a desejar no quesito animação. Nessas festas acontece a paquera, a curtição, o raxa do litro, a animação geral do povo caicoense e agregados. Não fica ninguém de fora, o intuito é unir o máximo de amigos na resenha.

No final da noite, ou melhor, ao amanhecer o dia a turma toda vai tomar o famoso caldo no açougue ou em Sassá, que dizem os mais astutos: “Levanta até defunto!!” Os mais animados ainda engrenam pra outra resenha e aí começa um teste de resistência pra ver quem aguenta mais. E é então que muito cansados, porém felizes, os farristas se despedem de Caicó no domingo com uma saudade já sentida e a certeza de que no próximo ano voltarão e será ainda MELHOR!!

E viva Caicó!!!

H.B.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário